Especial Chico e Caetano completa 35 anos de exibição

O especial Chico e Caetano completa 35 anos em 2021. Exibido pela Rede Globo, em 1986, o programa era conduzido por dois grandes talentos e verdadeiros ícones da Música Popular Brasileira: Chico Buarque e Caetano Veloso.

No palco do especial Chico e Caetano, a dupla de cantores e compositores ainda recebeu representantes de diversos estilos musicais, como os inesquecíveis Cazuza, Tim Maia, Tom Jobim e Renato Russo. Além disso, os artistas ainda mostravam todo o estilo de uma época que estava aclamando cada vez mais por liberdade, respeito e diversidade.

Vários nomes, tanto do Brasil, como do exterior, passaram pelo programa, que marcou época na televisão brasileira! Elizeth Cardoso, Elza Soares, Evandro Mesquita e Gilberto Gil, passando Os Paralamas do Sucesso, Paulinho da Viola e Rita Lee. Muitos talentos deram o ar da graça no programa, até mesmo artistas estrangeiros como Astor Piazzolla, Mercedes Sosa, Pablo Milanés e Silvio Rodriguez, demonstraram seu talento por lá.

O especial Chico e Caetano é, com certeza, um programa que deixa qualquer um com saudade, até mesmo quem ainda não era nascido, mas que tem estes ídolos até hoje no coração.

Convidados pra lá de ilustres compunham a plateia

O programa especial Chico e Caetano também tiveram alguns famosos, que prestigiaram a gravação do programa, naquela época. Marieta Severo, que foi casada com Chico Buarque por mais de 30 anos, é um dos nomes que prestigiou a atração.

Sucesso nos anos 80, muitos famosos passaram pelo palco com a moda dos mullets e suas inúmeras variações. No Brasil, o estilo de cabelo ficou marcado, dentre outros, com a dupla formada por Chitãozinho e Xororó.

Muitos outros artistas, no entanto, embarcaram na onda dos cortes marcados pela assimetria e fios desconectados. As ombreiras também estavam na moda e fizeram parte dos looks daquele tempo. Confira outras notícias diversas conosco.

Especial Chico e Caetano e a luta pela liberdade

Caetano Veloso, um homem à frente de seu tempo, estava sempre muito à vontade para defender a liberdade. Ele chegou a usar batom no programa, mostrando muita personalidade.

O swing de Tim Maia e a poesia e o romantismo de Cazuza, estes dois gigantes da nossa MPB, não poderiam faltar no especial Chico e Caetano, exibido pela Globo há 35 anos. Eles foram alguns dos convidados do programa que passaram pelo palco na época.

Chico, Caetano e Tom Jobim

Considerado o maior expoente de todos os tempos da música popular brasileira e um dos criadores do movimento da Bossa Nova, no especial é possível também ouvir o som de Tom Jobim cantando “Águas de Março” ao lado de Caetano Veloso e Chico Buarque. Que trio é esse?!?!

Outro artista, mais um gigante de nossa música, e que nos deixa com muita saudades é Renato Russo. O último especial Chico e Caetano tem a presença da banda de rock Legião Urbana, fundada em 1982, com a canção “Ainda É Cedo”, música que está no primeiro disco da banda. Imagina ver esse momento marcante para a carreira desse grupo tão aclamado, e que conta com sucessos que são curtidos e admirados até os dias de hoje?

“Adorei o Legião Urbana. Quero aprender aquilo tudo”, disse Caetano sobre a performance de Renato na época, que estava se destacando cada vez mais.

Em síntese, o especial Chico e Caetano é um exemplo de programa que marcou época não apenas na televisão brasileira, mas também para a nossa amada e adorada Música Popular Brasileira, para todo o sempre!

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *