Um Dia das Mães repleto de flores e amores

Mãe é força, garra e coragem,
Mãe é talento em casa ou em viagem,
Mãe é talento, amor e felicidade,
Mãe é mãe em qualquer idade!
Mãe não tem férias nem feriado,
Ela é a única que tá sempre do nosso lado!

Dia das Mães
Foto: Google

Nós do Versos e Prosas prestamos nossa singela homenagem a todas as mães do Brasil e do mundo! A gente vai trazer, nesta matéria, depoimentos de filhos e maridos para mães muito especiais.

O cantor e compositor paranaense Ivo Pessoa, que já participou do programa Fama, da Rede Globo, também já teve músicas em novelas, colheu um bonito depoimento de seus dois filhos, João Ivo e Maria Laura, para homenagear a esposa, Alessandra. Outra mãe que recebeu homenagem foi a Larissa, esposa do guitarrista do DUE Lounge Music, Rodrigo Vilaça, e mãe do João Pedro.

As integrantes do trio vocal mineiro Amaranto, as irmãs Marina, Lúcia e Flávia Ferraz, realiza um trabalho vocal bastante apurado, elaborando seus próprios arranjos. E como elas não poderiam ficar de fora, os filhos dessas cantoras tão únicas também participaram da homenagem do Versos e Prosas.

Acompanhe com a gente estes depoimentos que prometem muita emoção, cheios de amor e cumplicidade de filhos e maridos para as suas mães e esposas.

Filhos de Ivo Pessoa homenageiam a mãe

Ivo Marcelo Menezes Pessoa (Londrina, 16 de janeiro de 1969) é um cantor e compositor brasileiro. Participou do programa Fama da Rede Globo, em 2004, em sua terceira edição.

Ivo não venceu o programa, mas ficou famoso porque a música Uma vez mais (“Voa minha ave, Voa sem parar”), de 2005, foi trilha dos protagonistas da novela Alma Gêmea (2005), e fez grande sucesso, tocando em várias rádios pelo país.

A música Além do olhar foi tema de abertura do remake de “O Profeta”, também da Rede Globo, exibida em 2006.

Pai de João Ivo e Maria Laura, Ivo Pessoa nos presenteou com um belo depoimento dos filhos para a mãe, Alessandra.

“Mamãe! Faltam palavras pra te dizer o tanto que te amamos e te admiramos! É muito bom acordar todas as manhãs e saber que você, sob as bênçãos de Deus, está cuidando de nós. Que a Virgem Maria, inspiração e santidade da Maternidade possa continuar intercedendo por você, te inspirando protegendo e transbordando amor e bondade. Muito obrigado Mamãe Alessandra! dos seus filhos João Ivo e Maria Laura”!

dia das mães família Ivo Pessoa
Foto: Arquivo Pessoal

Rodrigo Vilaça reverencia a esposa no Dia das Mães

O músico, compositor, advogado e engenheiro Rodrigo Vilaça Clementoni, 44 anos, guitarrista do DUE Lounge Music, nasceu em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Ele cresceu na Sagrada Família, um bairro de classe média da região Leste de BH. Atualmente, ele vive na Serra, um bairro nobre de classe média alta da região Centro-Sul da capital mineira.

Além de cantor e compositor, Rodrigo é advogado, engenheiro e comunicador social. É casado e tem um filho de três anos que, segundo ele, também adora a música.

Rodrigo Vilaça também deixou o seu recado para a esposa, Larissa, e, consequentemente, para todas as mães que acompanham o Versos e Prosas.

“São dias como este, dia das mães, que 1+1=3 faz muito sentido. É o puro reflexo do amor. Parabéns Larissa, pela mãe que é! Ser mãe é ser forte e dar mais que apoio… é dar amor… amor infinito todos os dias. Rodrigo Vilaça”!

Dia das mães Rodrigo Vilaça
Foto: Arquivo Pessoal

Marina Ferraz: terceira flor do Amaranto

Marina Ferraz (Belo Horizonte, 5 de julho de 1981) estudou no Promove, fez psicologia na PUC Minas, curso de teatro na Fundação de Educação Artística e na PUC, estudou musicalização e piano na Fundação de Educação Artística e balé no Centro Mineiro de Danças Clássicas.

Marina é cantora, compositora, arranjadora e instrumentista do grupo vocal Amaranto, desde sua fundação em fevereiro de 1998. Professora de canto. Participou como atriz e como preparadora vocal de algumas montagens teatrais. Escreveu dois livros para crianças: A Menina dos Olhos Virados e O Menino das Cem Palavras.

Casada com Tiago Godoy, parceiro de música e com quem convive desde a adolescência. Eles têm dois filhos, Antônio (Nonô) de 8 anos e Benício (Ben) de 5 anos. Mãe atenta e participante da vida dos filhos, pessoa de sensibilidade enorme, compositora e escritora com uma grande carga poética e de escrita delicada. Adora teatro, música, dança, sapateado, passear com a família e encontrar os amigos, como relatou, ao Versos e Prosas, a amiga e assessora do trio Amaranto, Luciana Machado.

Os filhos de Marina, Antônio e Benício, escreveram uma emocionante cartinha, para homenagear a melhor mãe do mundo.

Dia das mães filhos Marina Feraz
Foto: Arquivo Pessoal

Lúcia Ferraz: a segunda flor

Lúcia Ferraz (Belo Horizonte, 15 de abril de 1978) estudou no Promove, fez Veterinária na UFMG, mas não completou. Passou para o curso de bacharelado em flauta transversal na Escola de Música da UFMG. Professora de flauta na Fundação de Educação Artística, no Allegreto e na UEMG. Cantora do grupo Amaranto, compositora e instrumentista.

Supermãe do Vicente, o Vico, de 11 anos, com quem tem uma cumplicidade que nunca vi igual entre mãe e filho. Lindo de se ver! Ela adora viajar. Adora água, ambiente que diz ser o seu. Também adora juntar os amigos em volta de uma mesa farta. Pessoa doce, de coração puro e abraços aconchegantes. Este o relato, na íntegra, da amiga do trio, Luciana Machado.

O filho da Lúcia, Vicente, ou melhor, Vico, também prestou sua reverência à sua matriarca, a mãe mais carinhosa e linda que existe!

Dia das mães filho Lúcia Ferraz
Foto: Arquivo Pessoal

Flávia: a primeira flor do Amaranto

Flávia Ferraz (Belo Horizonte, 3 de janeiro de 1976) estudou no Promove, fez Comunicação Social na UFMG (bacharelado em publicidade e propaganda), bacharelado em violão pela Escola de Música, professora de violão e musicalização no Centro de Musicalização Infantil da UFMG e na Fundação de Educação Artística.

Arranjadora e instrumentista do grupo vocal AMARANTO, desde sua fundação em fevereiro de 1998. Proponente e produtora executiva de todos os projetos que o Amaranto realizou na sua carreira.

Professora de yoga. Gosta de vinhos, pequenos jantares com os amigos. Muito ativa, faz muita coisa ao mesmo tempo, sensível e perfeccionista. Casada com o Édil Guedes, o Edinho, há 20 anos, tem duas filhas, Gabriela (Gabee) de 15 anos e Clara (Clarinha) de 12 anos. Mãe dedicada e é o orgulho das filhas. Boa amiga para todas as horas, de acordo com Luciana Machado.
O marido de Flávia, Édil Guedes, escreveu uma poesia para sua amada.

Flavinha

Ela é um sol
Uma primavera
Um ímã
Um poema e uma canção
Vida que dança semeando sonhos
E colhendo afetos
Ela é delicadeza e é exuberância:
Um espetáculo!
Uma força da natureza!
E para a minha melhor sorte
Ela é minha namorada,
Minha companheira
E a mãe das minhas duas esperanças.
(Édil Guedes)

Além dele, as filhas de Flávia Ferraz, Gabriela e Clara, também prestaram sua homenagem, a uma mãe forte, boa, capaz, inteligente, sábia, generosa e bela!

Dia das mães Gabriela Flávia Ferraz
Foto: Arquivo Pessoal
Dia das mães Clara Flávia Ferraz
Foto: Arquivo Pessoal

Amaranto: grupo com nome de flor

O Amaranto é o grupo vocal formado pelas irmãs Flávia, Lúcia e Marina Ferraz. Nascidas e criadas em BH, cresceram unidas pelo gosto pela música e desenvolveram naturalmente seu estilo musical.

Realizam um trabalho vocal apurado, elaborando seus próprios arranjos, além de serem instrumentistas (violão, flauta e piano) com sólida formação acadêmica. Com 23 anos de carreira, gravaram 7 CDs: “Retrato da Vida”, com canções de Djavan; “Aos Olhos de Guignard”, resultado da parceria com Flávio Henrique e Marina Machado; “Brasilêro” com canções autorais e de nomes consagrados da música popular brasileira; “Três Pontes”, seu primeiro trabalho dedicado ao público infantil; “Três Estações”, homenagem a Dorival Caymmi, parceria com Geraldo Vianna e Fernando Brant; “Quarto Azul”, seu trabalho mais autoral, o livro/CD “A Menina dos Olhos Virados”, também destinado ao público infanto-juvenil, o DVD Amaranto e Orquestra de Câmara de Ouro Branco, o CD “Bendito Jazz”, parceria com o Trio Mitre e homenagem a grandes nomes do Jazz e, mais recentemente, o livro/CD “O Menino das Cem Palavras”, com espetáculo cênico-musical de mesmo nome.

Eis o Amaranto. Um trabalho consistente em que a orientação é a boa música!

Para saber mais sobre o trio vocal Amaranto, clique aqui e acompanhe uma matéria exclusiva do Versos e Prosas com estas mulheres encantadoras!

Dia das mães trio Amaranto
Foto: Arquivo Pessoal

Eis duas definições, tão maravilhosas quanto elas, sobre o trio Amaranto:

Segundo Renata Chamilet: “Três flores, um jardim, semente caseira, terra boa, florada que não murcha, floreio que não desafina. No nome, a promessa da imortalidade, no palco, a representação da beleza da nossa MPB, 23 anos de carreira, nove cds, três vozes, vozes irmãs, o grupo poderia se chamar “as Ferraz”, uma referência ao sobrenome comum, mas Trio Amaranto é bem mais poético, assim como elas…”.

Para fechar, o saudoso e respeitado letrista e jornalista Fernando Brant afirma:

“E Amaranto é flor que não murcha, não morre. Flor eterna, como eterno é o encanto destas três meninas, moças, mulheres. Lúcia: luminosa, nascida do dia, com a manhã; Flávia: flor amarela, cor do sol; Marina: que é do mar”.

Marcos Aurélio

6 comentários sobre “Um Dia das Mães repleto de flores e amores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *