Single Jaboticaba fala do amor e do respeito ao próximo

O single Jaboticaba, de Rodrigo Bittencourt e Zeca Baleiro, já está disponível em todas as plataformas digitais de áudio. Lançado na sexta-feira (11), o hit canta o amor, em sua forma mais ampla, e fala contra a falta de empatia quanto à diferença, em um país tão miscigenado como o nosso.

O single Jaboticaba fala, de forma análoga, sobre as questões raciais, ainda tão presentes por aqui, bem como o amor entre raças, neste mês dedicado aos namorados.

Acompanhe todos os detalhes dos bastidores de Jaboticaba, de Rodrigo Bittencourt e Zeca Baleiro, a seguir,, com o Versos e Prosas.

A trajetória de Rodrigo Bittencourt

Rodrigo Bittencourt Ramos, o Rodrigo Bittencourt, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 12 de janeiro de 1977. Rodrigo deu início à carreira artística em 2000, como cantor e guitarrista da banda Oficina, com a qual fez shows pelo Rio, São Paulo e Fortaleza.

Autor de Jaboticaba, em parceria com Zeca Baleiro, Rodrigo Bittencourt compôs trilhas para montagens das peças “Roberto Zucco”, do francês Bernard Marie Coltez, em 2001, e “A morta”, de Oswald de Andrade, em 2002, ambas dirigidas por Alexandre Mello.

Em 2004, Rodrigo compôs a canção “Onde anda você”, em parceria com David Tygel, tema do filme homônimo, de Sérgio Rezende, gravada por Raimundo Fagner.

Ainda neste ano, ele lançou seu primeiro CD, Canção Pra Ninar Adulto, contendo canções como: “O olho da cara” (Rodrigo Bittencourt e Vitor Paiva), “Povoado de sins” (Rodrigo Bittencourt e Maria Rezende), “Di Profundis”, “Sapateia!”, “Di Repenti”, “Os pré-socráticos”, “Ela qué namorá comigu”, “Cipó dos anjos”, “Cinzas”, “Unidos da tristeza” e “Cinema americano”.

Zeca Baleiro

José Ribamar Coelho Santos, o Zeca Baleiro, nasceu em Arari, no Maranhão, em 11 de abril de 1966. Zeca é cantor, compositor, cronista e músico brasileiro de MPB.

Em nossa editoria Lançamentos tem muito mais

Zeca Baleiro se mudou para São Paulo,, em 1991, onde lançou sua carreira artística. Zeca canta, toca violão e já teve suas composições interpretadas por Simone, Gal Costa, Elba Ramalho, Vange Milliet, Adriana Maciel, Luíza Possi, Rita Ribeiro, Renato Braz e Claudia Leitte.

Em 2011, Zeca lançou um livro de crônicas intitulado Bala na agulha.

O single Jaboticaba

Single Jaboticaba de Rodrigo Bittencourt e Zeca Baleiro
Foto: Divulgação

O single Jaboticaba, lançado por Rodrigo Bittencourt e Zeca Baleiro na última sexta-feira (11), é uma canção brasileira amorosa do século 21. Com sonoridade delicada, toda baseada em cordas, a música canta o amor, o amor geral, e brada com sutileza contra nossa falta de empatia para com a diferença, num Brasil cuja razão de existir é a miscigenação.

A música traça, numa analogia com a fruta jaboticaba, uma metáforas sobre as questões raciais e sobre o amor inter-racial.

O single Jaboticaba foi lançado no mês dos namorados, uma vez que, segundo a letra da canção, o amor vingará”, e que, pelo amor, poderemos chegar a lugares mais interessantes como nação e como povo.

Como surgiu o single?

O próprio Rodrigo Bittencourt conta como surgiu o single Jaboticaba. “Esbarrei com ela uma vez numa festa. Eu estava conversando com o barman, ela se aproximou e pediu um drinque. Linda, preta, parecia uma rainha do Congo. Perguntou meu nome, disse Rodrigo. Perguntei o dela. Disse Jaboticaba.

Achei que seu nome parecia ter saído de um conto do Machado de Assis. Nome lindo, linda mulher. Brindamos e fomos dançar. Contei essa história pro Zeca Baleiro, que disse: “Rapaz, que história bonita, isso dá musica!”. E assim a fizemos”, relata Bittencourt.

No single Jaboticaba, composto por Zeca Baleiro e Rodrigo Bittencourt , os dois fazem um dueto daqueles!

Toda composta a quatro mãos, letra e melodia, Jaboticaba traz versos de pura poesia, como neste trecho: “Jaboticaba, raça cheia de glória, pretos cantando vitória, cheios de amor para dar” ou “Ah… Vida vida, longa espera, acuada fera, o amor vingará!”.

“Acredito que este single poderá se tornar um hino contra o racismo e a favor do amor”, comenta Rodrigo Bittencourt.

“Rodrigo é um baita compositor e sinto que fizemos uma bela canção, que pode ser cantada por todos, sem distinção”, diz o parceiro Zeca Baleiro.

E aí? Quer acompanhar como ficou esta parceria muito bacana entre Rodrigo Bittencourt e Zeca Baleiro, no single “Jaboticaba”? Então, escolha sua plataforma de áudio favorita e venha curtir este single, que fala do amor sem distinção ou preconceitos!

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *