Shows e exposição em BH comemoram os 50 anos do Clube da Esquina

O projeto Mistura Minas vai realizar três dias de apresentações musicais, com encontros especiais de artistas para marcar o início das comemorações de 50 anos do Clube da Esquina. De 3 a 5 de fevereiro, o Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas será palco de uma grande festa em homenagem ao movimento que levou o nome de Minas Gerais para o cenário musical mundo afora.

A estreia será nesta quinta-feira (3) com a nova geração. Julia Guedes, filha de Xexéu e Naiara Saião, neta de Beto e bisneta de Godofredo Guedes, mostra o frescor artístico em interpretações que prometem perpetuar o Clube da Esquina, este movimento vanguardista mineiro, por mais 50 anos.

“Estar em um palco cantando e tocando essas canções, juntando os sentimentos profundos da Julia adulta com as memórias calorosas da Julia criança e dando continuidade a um legado que começou com meu tataravô, na minha família, é indescritível. É como se o Seu Casusa, o Godô, o Beto e o Gabriel estivessem comigo, somando em um coro forte de uma tradição familiar que veio pra ficar”, conta a cantora, emocionada. “Me sinto privilegiada por infinitas coisas, mas cantar antecedendo shows dos próprios mestres que deram à luz a isso tudo, no primeiro evento de comemoração do Clube da esquina de 2022”, completa. Confira outras notícias conosco.

Já na sexta-feira (4), será a vez da dupla Érika Machado e Makelly Ka subir ao palco. Os músicos se formaram profissionalmente estudando e cantando o Clube e trazem seus olhares em releituras dos hinos do movimento que completa 50 anos.

“Participar dessa homenagem é uma grande alegria, o disco Clube da Esquina é com certeza na minha opinião uma das expressões musicais mais importantes de Minas, e é grande referência em meu trabalho. Há alguns anos, vivo e estudo fora do país, e essa distância me trouxe ainda mais afeto pelo Clube da Esquina, sempre que sinto saudades de casa escuto o Milton, o Lô e o Beto, isso me traz tantas boas lembranças e me deixa mais feliz”, comemora Erika.

Com patrocínio da Gerdau, o Mistura Minas encerra as homenagens ao cinquentenário do Clube da Esquina com um encontro típico do movimento – em família! No próximo sábado, um dos fundadores do clube, Lô Borges, canta ao lado de seu irmão mais novo, Telo, a rapa do tacho. O encontro “de irmão para irmão” promete emocionar os amantes do Clube da Esquina, rememorando o início de tudo!

Para Telo, “Deus é bom e meu coração pulsa de alegria em dividir o palco, as canções e as emoções com o meu querido irmão que foi exatamente com quem quase tudo começou na minha vida de músico e compositor”, vibra o artista.

“Que coisa boa, linda, indescritível, a alegria que sinto em mais uma vez dividir o palco com meu querido, talentoso irmão, Telo Borges, que sempre foi e continua sendo importante na minha vida musical, espiritual e afetiva. Vai ser uma noite linda, irmão”, afirma Lô Borges.

Para Danusa Carvalho, curadora e produtora executiva do Mistura Minas, “reunir esse elenco para uma justa homenagem aos 50 anos do Clube da Esquina é emocionante. Vivi o início desta história ainda criança e sempre acompanhei a trajetória dos músicos que escreveram um capítulo tão importante da música brasileira, tendo a oportunidade de conviver e ser amiga de alguns deles. Nada melhor do que juntar alguns dos fundadores do clube com a nova geração, mostrando que o movimento continua mais atual e forte do que nunca”, explica.

Além dos shows, exposição também celebrará a data

A Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, em comemoração aos 50 anos do Clube da Esquina, apresenta, entre os dias 2 de fevereiro e 6 de março, “Viagem de Ventania – Trilha Sonora dos Tempos”.

Sob a concepção do compositor, escritor e integrante do Clube da Esquina, Márcio Borges, o espaço da galeria promove uma imersão em 12 canções do Clube da Esquina, por meio de objetos, projeções, luzes, cores e da própria canção.

“O Clube não pertencia a uma esquina, uma turma, uma cidade, mas sim a quem, no pedaço o mais distante do mundo, ouvisse nossas vozes e se juntasse a nós”, afirmou Milton Nascimento no prefácio do livro de Márcio Borges, “Os Sonhos Não Envelhecem – Histórias do Clube da Esquina”. E é assim que o Clube da Esquina é entendido. “Isso condiz em tudo e por tudo com a proposta desta exposição, que busca, talvez, a mais direta e sintética forma de homenagear o cinquentenário disco que fez fama e correu mundo”, explica o compositor e escritor Márcio Borges.

A exposição é uma verdadeira imersão, onde visitante será estimulado a fazer seu próprio mergulho, ou voo, num universo sonoro e poético. Em cada nicho, será possível ver e ouvir coisas e sons, percorrendo, escolhendo e viajando nas sensações que música e palavra podem evocar.

Para contribuir com imersão no som Clube da Esquina, o Centro Cultural Unimed-BH Minas criou uma playlist com canções do Clube em diferentes versões. A seleção musical pode ser acessada e ouvida no Spotify.

A exposição “Viagens de ventania – Trilha sonora do tempo” se estende de 3 de fevereiro até 6 de março de 2022, no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas, de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 20h, sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h.

A entrada é franca e a Classificação é livre.

A capacidade é limitada a 30 pessoas por vez e é obrigatório o uso de máscara.

Já os ingressos para os shows podem ser adquiridos na bilheteria do teatro de segunda a sábado, das 13h às 19h. A bilheteria funciona até 30 minutos depois do início do espetáculo. Formas de pagamento: dinheiro e todos os cartões de débito e crédito. Além disso, você adquirir seu bilhete pelo site do Eventim.

O Centro Cultural Unimed BH – Minas se localiza na Rua da Bahia, 2244, no Lourdes, em Belo Horizonte (MG).

Mais informações pelo telefone (31) 3516-1360.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *