Orquestra Ouro Preto faz tributo a Vander Lee, este fim de semana

Do alto da Serra da Piedade, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), rodeada pela exuberância da natureza e das montanhas mineiras, a Orquestra Ouro Preto faz tributo ao cantor e compositor Vander Lee (1966 – 2016). Patrocinado pela AngloGold Ashanti, o concerto que une a beleza da paisagem e da música de Minas, promete emocionar o público em casa e será transmitido, este fim de semana, de forma gratuita, no canal da Orquestra no YouTube.

A cantora Laura Catarina, filha de Vander Lee, e o irmão do cantor, Marcos Catarina, dão voz à homenagem a esse importante nome da cena musical mineira e um dos principais compositores da música brasileira. “Cantar as músicas do meu pai com a Orquestra Ouro Preto é a realização de dois sonhos ao mesmo tempo! Sempre amei orquestra e sua potência, sua grandiosidade sonora.

Meu pai tinha o sonho de ouvir suas músicas com arranjos de orquestra e não pôde realizar em vida, então, considero um privilégio representá-lo nesse sonho realizado”, destaca Laura Catarina.

Sob a regência do Maestro Rodrigo Toffolo, o trabalho resgata um dos discos mais emblemáticos da carreira de Vander Lee: No Balanço do Balaio (1999). Os sambas bem-humorados e as baladas românticas que compõem o álbum ganham versões orquestradas, com arranjos assinados por Marcelo Ramos.

“No Balanço do Balaio tem uma diversidade rítmica enorme e além de maravilhoso, o disco é uma ode à mineiridade. Retrata o cotidiano da capital mineira com uma poética sensível, intensa e popular, de maneira que nenhum outro compositor fez. Suas letras demonstram uma intimidade com uma cidade e cultura, com uma musicalidade genuinamente brasileira”, afirma o Maestro Rodrigo Toffolo.

Lançado em 1999, o disco traz o sotaque mineiro em letras e versos que passam por temáticas do cotidiano da cidade, como o trajeto ao trabalho em ônibus lotado, apelidado pelos belo-horizontinos de “balaio”, as torcidas dos times do coração até os encontros românticos. O álbum revelou a essência de suas composições, o violão refinado e o intérprete sensível que partiu precocemente em 2016, com apenas 50 anos.

“Contribuir para a realização de obras da Orquestra Ouro Preto é sempre motivo de muito orgulho para nós. Porém, desta vez, a alegria é maior ao podermos contemplar mais um artista mineiro que levou nossa cultura para além das montanhas de Minas, o Vander Lee.

E o palco também é especial para nós: o Santuário da Serra da Piedade, ao lado de uma de nossas principais reservas ambientais e no município de Caeté, que gentilmente hospeda nossa empresa”, afirma Othon Maia, gerente sênior de Comunicação e Relações Institucionais da AngloGold Ashanti.

Vale lembrar que a Orquestra Ouro Preto realiza, ao longo deste segundo semestre, o Orquestra Ouro Preto Sulamérica Sessions, em que grandes nomes da nossa MPB interpretam seus maiores sucessos, em ritmo de orquestra. Já passaram pelo projeto artistas como Fernanda Takai, Diogo Nogueira, Ana Carolina e Alceu Valença. Para fechar o projeto, em dezembro, Lulu Santos vai apresentar seus grandes sucessos, em formato de concerto.

 Conhecido como um dos compositores mais talentosos de sua geração, o belo-horizontino Vander Lee (1966 – 2016), o grande homenageado pela Orquestra Ouro Preto deste fim de semana, trouxe para a cena musical brasileira seu olhar poético e original, ao longo dos seus 17 anos de carreira.

Vander Lee começou tocando em bares da capital mineira e aos poucos foi introduzindo seu repertório autoral, se apresentando pelos teatros da cidade e interior. Em 1996, ganhou o segundo lugar no festival ‘Canta Minas’, com a música ‘Gente não é cor’. Esse foi o impulso para o artista produzir seu primeiro CD, de forma independente.

Em 1998, a convite da cantora Elza Soares fez participações nos shows dela em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. A partir daí gravou com outros grandes nomes da MPB, como Zeca Baleiro, Rita Ribeiro, Emilinha Borba, Leila Pinheiro e Nando Reis.

Músicas de sua autoria foram gravadas por Maria Bethânia, Gal Costa, Fábio Júnior e outros intérpretes.

Foi autor de sucessos como Românticos, Iluminado e Esperando Aviões”. Sua discografia conta com dez discos e dois DVDs. Os filhos herdaram o talento para a música e deram continuidade ao seu trabalho. Este ano de 2021, foi lançada a música A Vida Não São Flores.

O tributo a Vander Lee, realizado pela Orquestra Ouro Preto, será transmitido neste sábado (27), a partir das 20h30, de forma gratuita, no canal da orquestra no Youtube.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *