Na Estrada há 50 anos, Quinteto Violado e Banda de Pau e Corda comemoram data com show em BH

Imagine juntar de um lado, o Quinteto Violado – pioneiro na criação da música popular brasileira com arranjos inspirados nas tradições nordestinas e profunda pesquisa do folclore nacional; Do outro, a Banda de Pau e Corda, que entrou em 2022 iniciando as comemorações do seu cinquentenário feito de canções populares nordestinas que promovem o diálogo entre o imaginário sertanejo e as paisagens urbanas. Pois é exatamente isso que os mineiros poderão assistir no palco do Palácio das Artes, ainda neste mês de março.

As duas bandas celebram 50 anos de amizade, admiração e carreira e montaram um show com um repertório que, apesar de difícil de ser escolhido e uma história difícil de ser contada em apenas um show, promete emocionar o público.

O show Na Estrada traz, aos palcos do Brasil, a parceria entre as históricas bandas nordestinas, lançado em 17 de dezembro, em um álbum homônimo, que juntou clássicos dos dois grupos, fazendo um passeio pela carreira de ambos.

O repertório do show Na Estrada

A direção musical ficou a cargo de Dudu Alves, tecladista do Quinteto Violado e Sérgio Andrade, vocalista e fundador da Banda de Pau e Corda. Pelo lado do Quinteto Violado, tem músicas autorais e Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Zé Dantas, Geraldo Vandré, entre outros. A Banda de Pau e Corda apresenta Flor d’Água, Lampião, Viva o Recife, e muitos dos grandes sucessos dos dois grupos que resistem e persistem em manter suas identidades musicais, marca registrada do sucesso dos dois. Não é à toa que os dois, juntos, somam 100 anos de carreira!

A turnê, na verdade, é a retomada desse projeto, com direção geral cênica de Pedro Francisco de Souza e que estreou nacionalmente em 13 de março de 2020, em Juiz de Fora/MG, quando foi interrompida pela pandemia do novo coronavírus. A volta aos palcos será carregada de emoção no reencontro das duas bandas comemorando 50 anos de carreira cada uma, 100 anos de música.

O Quinteto Violado

Surgido em Pernambuco no momento pós-tropicalista (1971), o Quinteto Violado focou seu trabalho na música regional, valorizando a cultura brasileira através de trabalhos de pesquisa e agregando as experiências pessoais dos seus integrantes. Desta época até hoje o Quinteto e sua identidade sonora – construída a partir do contrabaixo, violão, viola, flautas, teclados, percussão e vozes – conquistam cada vez mais admiradores pelo Brasil e o mundo. Inicialmente formado por Toinho Alves, falecido em 2008, canto e baixo acústico; Marcelo, canto, viola e violão; Fernando Filizola, canto, viola e sanfona; Luciano Pimentel, falecido em 2003), vocal, bateria e percussão, e Sando, flautista, na década de 1990 passou a ser integrado por Toinho, baixo acústico, compositor, cantor e diretor musical do conjunto; Marcelo, violonista, violeiro, cantor e compositor; Ciano Alves, flautas; Roberto Medeiros, cantor e baterista; e o tecladista e arranjador Dudu Alves.

O seu estilo Free Nordestino se caracteriza pelos arranjos com a identidade nordestina e a influência da música do mundo – a música do Quinteto é orgânica, com personalidade local, mas, quando projetada, tem referências que independem de nacionalidade. É um som universal com fortes influências nordestinas e cosmopolitas na sua harmonia. Algumas poesias ou letras são dos próprios integrantes, mas a maioria é leitura do cancioneiro popular que recebe roupagem nova com arranjos transformadores. As músicas têm um toque de contemporaneidade e improvisos típicos do jazz, passeando do erudito ao mais popular dos estilos. Confira outras notícias conosco.

A Banda de Pau e Corda

Cirandas, modinhas, frevos, xotes, maracatus e baiões… Com os pés fincados na brasilidade, no regionalismo, nas raízes culturais pernambucanas, a Banda de Pau e Corda tem enorme representatividade na história musical brasileira. Nascida na efervescente Recife dos anos 70, pelo talento dos irmãos Roberto, Waltinho e Sérgio Andrade, a Banda atravessou décadas misturando ritmo e poesia na medida certa.

A história de sucesso começou quando os três músicos perceberam a necessidade de interpretar suas canções com uma instrumentação mais apropriada. Com o incentivo dos pais, o jornalista Oswalter Andrade e a poetisa Maria José Rabelo de Andrade, eles adquiriram a Olho Nu, uma conhecida casa de shows no centro da capital pernambucana. Foi justamente ali onde o grupo se consolidou, com a inclusão de instrumentos à base de pau e corda, como flauta pífano, contrabaixo acústico, atabaques, violão, viola de 10 cordas e percussão. Sem nome até aquele momento, o conjunto foi batizado a partir da sugestão do músico Toinho Alves, do grupo Quinteto Violado. Surgia então a Banda de Pau e Corda, que soma hoje em sua trajetória de sucesso centenas de viagens, turnês, projetos especiais, 10 álbuns e uma legião de fãs que se propaga de geração para geração.

Ingressos e protocolo contra a Covid-19

Os ingressos para o show Na Estrada, de Belo Horizonte (MG), que une os grupos Quinteto Violado e Banda de Pau e Corda, estão à venda pelo site da Eventim, a partir de R$70,00 (meia entrada).

Vale destacar que, para participar do show, é necessário apresentar comprovante de vacinação ou teste negativo para Covid-19.

O show Na Estrada será no dia 19 de março, sábado, a partir das 21h, no Grande Teatro do Palácio das Artes, localizado na Avenida Afonso Pena, 1537, no Centro, em Belo Horizonte (MG).

Ficha Técnica do Show

Direção Geral do Show: Pedro Francisco de Souza

Assistente de Direção: Rafael Moura

Direção Musical e Seleção de Repertório: Dudu Alves e Sérgio Andrade

Arranjos: Quinteto Violado e Banda de Pau & Corda

Produção Executiva do Show: Pedro Francisco de Souza e Rafael Moura

Coordenação Geral: Gegê Lara e Carlos Alberto Xaulim

Quinteto Violado:

Marcelo Melo – Voz, Violão e Viola

Ciano Alves – Flauta e Violão

Roberto Medeiros – Voz e Bateria

Dudu Alves – Voz e Teclado

Sandro Lins – Baixo

Banda De Pau & Corda:

Sérgio Andrade – Voz e Percussão

Júlio Rangel – Vocal e Viola

Sérgio Eduardo – Contrabaixo

Zé Freire – Vocal e Violão

Iko Brasil – Flauta

Alexandre Baros – Vocal e Bateria

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *