Elza Soares deixa versão inédita de Que País É Esse? Para série vetada sobre Renato Russo

A cantora Elza Soares, que faleceu na quinta-feira (20), no Rio de Janeiro, de causas naturais, deixa uma versão inédita de “Que país é esse?”, da Legião Urbana, gravada para um especial em homenagem ao criador e líder da banda, Renato Russo (1960-1996).

A versão, no entanto, não deve vir à tona, pelo menos por enquanto. A série documental de quatro episódios produzida pelo Globoplay e dirigida por André Barcinski, Paulo Fontenelle e Arthur Dapieve, que seria exibida em outubro do ano passado, no aniversário de 25 anos de morte de Renato, teve que ser arquivada. A razão: o filho do cantor, Giuliano Manfredini, não deu sua autorização para a veiculação das imagens e das músicas do grupo (que já havia sido dada pelos outros integrantes da Legião, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá). Confira outras notícias conosco.

Além de três episódios documentais, com depoimentos de Léo Jaime, Carlos Trilha, Denise Bandeira, Kadu Lambach (o primeiro guitarrista da banda) e até o ex-menudo Ricky Martin (em 1991 o Legião Urbana gravou um cover de uma das músicas do grupo Hoje À Noite Não Tem Luar), a série intitulada As Quatro Estações ainda contava com um episódio só com artistas reinterpretando canções da Legião. Lá estão de Elza Soares,  Thiago Pethit (“Perfeição”) e de João Gordo (dos Ratos de Porão) e os Inocentes (“Química”). Desses artistas, vieram as reclamações contra o arquivamento da série, publicadas em redes sociais.

Em publicação na quinta-feira (20), pelo Twitter, o jornalista André Barcinski, um dos diretores da série, fez o apelo: “Vale lembrar que a eterna ELZA SOARES gravou uma versão arrasadora de ‘Que país é esse?’, da Legião Urbana, para uma série sobre Renato Russo, que permanece inédita por questões jurídicas. Espero que, em breve, todos possam ouvi-la”.

A produção de As Quatro Estações procurou Giuliano Manfredini em 2020, mas só no ano seguinte ele deu a resposta – negativa – à autorização de imagens e músicas. Em nota divulgada em outubro do ano passado, o filho de Renato Russo comentou:

“Em respeito aos admiradores e aos profissionais envolvidos, a Legião Urbana Produções informa que quando soube da existência da série documental feita pela Globoplay, já havia acordado licenciamento com outra produtora, em regime de exclusividade para a realização de um documentário sobre a vida de Renato Russo. O não cumprimento dos termos do acordo prevê a aplicação de penalidades. A Legião Urbana Produções reforça que respeita e cumpre com as obrigações assumidas, de modo que manterá seu posicionamento em observação ao acordo firmado. Tão logo o termo em vigência se encerre, a Legião Urbana Produções poderá iniciar diálogo com a Globoplay, como sempre fez, inclusive com vários dos artistas que estão envolvidos neste projeto”, afirmou o filho de Renato Russo, Giuliano Manfredini.

Giuliano Manfredini vendeu os direitos sobre a obra (e objetos pessoais) do pai com exclusividade para a produtora Bianca de Felippes, que está produzindo o documentário “Renato Russo — É só o amor” (título provisório), que deve se desdobrar em uma série de cinco episódios distinta do filme. A produtora diz esperar finalizar o documentário no final de 2022, para exibi-lo em 2023. Confira a notícia completa sobre o veto da série sobre Renato Russo.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *