As Várias Pontas de Uma Estrela: Gal Costa homenageia Milton Nascimento

A turnê As Várias Pontas de Uma Estrela, da cantora e compositora baiana Gal Costa, terá início, no fim deste mês, em São Paulo. Após passar por São Paulo, o show terá apresentação única, também no Rio de Janeiro, e segue, no ano que vem, para outros lugares do Brasil.

O show As Várias Pontas de Uma Estrela se debruça sobre as relações entre o riquíssimo repertório que Gal Costa apresentou ao Brasil, repleto de hits e obras-primas, e a obra monumental de Milton Nascimento.

Confira, com o Versos e Prosas, todos os detalhes sobre a turnê As Várias Pontas de Uma Estrela, em que Gal Costa homenageia, de forma particular e especial, o gênio da nossa Música Popular Brasileira, o carioca de nascença, mas de alma mineira, Milton Nascimento.

As Várias Pontas de Uma Estrela, de Gal Costa, traz grandes sucessos de Milton Nascimento

A turnê As Várias Pontas de Uma Estrela, da cantora e compositora baiana Gal Costa, estreia no fim do mês, nos dias 30 e 31 de outubro, no Teatro Bradesco, em São Paulo. Na sequência, a turnê terá apresentação única na casa Vivo Rio, na capital fluminense, no dia 12 de novembro. No ano que vem, o show inédito As Várias Pontas de Uma Estrela terá sequência por outros cantos do país.

As Várias Pontas de Uma Estrela é projeto existente desde 2016 e que consiste em show – e disco resultante do espetáculo dirigido por Marcus Preto – preparado a partir da obra de Milton Nascimento.

As Várias Pontas de Uma Estrela, aliás, é o nome de uma música, composta por Milton em parceria com Caetano Veloso, e que foi lançada há 39 anos, no álbum Ânima (1982), em gravação que juntou os autores da música.

Além de Milton, outros nomes serão homenageados por Gal

Nunca cantada por Gal, As Várias Pontas de Uma Estrela guia roteiro que, além de músicas de Milton gravadas pela cantora em 56 anos de carreira fonográfica, abrange também composições de Antonio Carlos Jobim (1927 – 1994), Caetano Veloso, Chico Buarque e Dorival Caymmi (1914 – 2008) já abordadas por Gal, com direito a lados B da discografia da artista. A ideia dos envolvidos é promover conexões do cancioneiro monumental de Milton com a obra de Gal.

No show As Várias Pontas de Uma Estrela, Gal Costa canta Milton e outros compositores da MPB com trio formado pelos músicos André Lima (teclados), Fábio Sá (baixo elétrico e acústico) e Victor Cabral (bateria e percussão). Confira outras notícias com o Versos e Prosas.

As Várias Pontas de Uma Estrela e algumas canções do repertório

Vale destacar que, entre as dez músicas de Milton já gravadas por Gal, dentro ou fora da discografia da cantora baiana, há joias sempre modernas como Um Gosto de Sol (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, 1972 – gravada por Gal em 1983 em disco do próprio Milton), Cadê (Milton Nascimento e Ruy Guerra, 1973 – gravada por Gal em 1978 com a letra censurada em 1973), Fé Cega, Faca Amolada (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, 1974 – gravada por Gal em 1976 com o grupo Os Doces Bárbaros), Ponta de Areia (Milton Nascimento e Fernando Brant, 1974 – gravada por Gal em 1997 em disco do grupo Boca Livre), Paula e Bebeto (Milton Nascimento e Caetano Veloso, 1975 – gravada por Gal em 1978), Canção da América (Milton Nascimento e Fernando Brant, 1979 – gravada por Gal em 1985), Solar (Milton Nascimento e Fernando Brant, 1982), Quem Perguntou por Mim (Milton Nascimento e Fernando Brant, 1985), Me Faz Bem (Milton Nascimento e Fernando Brant, 1987) e Dez Anjos (Milton Nascimento e Criolo, 2015).

Os ingressos para o show As Várias Pontas de Uma estrela, de São Paulo, em que Gal Costa reverencia a rica obra de Milton Nascimento, já estão à venda e podem ser adquiridos pelo site e também nos totens eletrônicos disponíveis em frente às bilheterias dos teatros Bradesco e Opus (Shopping Villa-Lobos). As entradas custam entre R$ 60,00 e R$240,00.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *