Single Aguei, de Anavitória, tem parceria com banda Jovem Dionísio

Single Aguei, de Anavitória, em parceria com a banda Jovem Dionísio, surgiu de maneira despretensiosa, após conversa nas redes. Saiba mais, com o Versos e Prosas

O single Aguei, do duo tocantinense Anavitória, já está disponível em todas as plataformas de áudio, desde esta quinta-feira (19). Além da canção, o single Aguei também conta com um videoclipe, gravado na região serrana do Rio.

O single Aguei tem a participação da banda Jovem Dionísio, revelação do pop nacional e que bomba no streaming, nascida em Curitiba, capital do Paraná.

O single Aguei, de Anavitória com a banda Jovem Dionísio, foi composto devido a uma conversa em rede social de Ana Caetano com um humorista da Globo. Saiba todos os detalhes do single Aguei, a seguir, com o Versos e Prosas.

A carreira de Anavitória

Anavitória é um duo musical, formado em 2014, por Ana Clara Caetano Costa e Vitória Fernandes Falcão. Ana Caetano nasceu em Goiânia (GO), no dia 5 de outubro de 1994. Já Vitória Falcão nasceu em Araguaína (TO), no dia 2 de maio de 1995.

O primeiro álbum de estúdio do duo, Anavitória (2016), recebeu a certificação de disco de diamante, vendendo mais de 300 mil cópias. Além disso, o primeiro álbum do duo recebeu duas indicações ao Grammy Latino, vencendo em Melhor Canção em Língua Portuguesa por Trevo (Tu).

O duo lançou o longa-metragem de ficção autobiográfico Ana e Vitória (2018) e o segundo álbum de estúdio O Tempo É Agora (2018), vencedor do Grammy Latino de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa.

O terceiro álbum de estúdio de Anavitória, N (2019), é composto por regravações de canções do cantor Nando Reis e foi produzido por Tó Brandileone e Ana Caetano.

O último álbum de Anavitória

Antes do single Aguei, no dia primeiro de janeiro deste ano, Anavitória lançou, de surpresa, o álbum Cor, cuja canção Amarelo, Azul e Branco fez grande sucesso nas plataformas digitais. Saiba mais sobre a canção.

O álbum Cor, de Anavitória, impulsionado pelo single Amarelo, Azul e Branco, foi um dos cinco discos mais ouvidos deste ano no Brasil nas plataformas digitais. A música Amarelo, azul e branco ficou na posição de número 60 no TikTok, 25 no YouTube e 30 no Spotify.

A trajetória da banda Jovem Dionísio

A banda Jovem Dionísio, de Curitiba (PR), foi convidada pelo duo Anavitória para gravar o single Aguei. A banda Jovem Dionísio é um dos corriqueiros casos de fama repentina. Os jovens, que antes sonhavam em tocar para mil pessoas, viram a música Ponto de exclamação estourar por causa de um remix feito pelo DJ Vintage Culture com o duo Future Class. Agora, os meninos de Curitiba têm quatro canções que chegaram a casa de milhões de audições e aguardam o fim da pandemia da Covid-19 para poder viajar o Brasil tocando as próprias músicas que estão rodando todo o país, de forma virtual.

Formada por Bernardo Pasquali (o Ber Pasquali) (vocal e guitarra), Gustavo Karam (vocal e baixo), Ber Hey (teclados) e os irmãos Gabriel “Mendão” Mendes (bateria) e Rafael “Fufo” Mendes (guitarra), a banda Jovem Dionísio toca uma música que varia entre os sons do gênero indie, pop, eletrônico e às vezes beira o hip-hop. “Dentro da banda quando a gente está construindo músicas, a gente não se limita em ‘parecer mais isso ou parecer mais aquilo’. A gente normalmente só vai criando as coisas que achamos que tá maneiro”, explica Pasquali.

Essa variação de gêneros fez com que eles mesmos se classificassem como um pop alternativo. “Primeiramente, que eu acho o termo engraçado já, porque normalmente o que é pop não é alternativo e vice-versa. Acho que a gente é pop alternativo até pelo nosso nome, ninguém é jovem e se chama Dionísio”, brinca o vocalista.

O single que mudou a vida da banda Jovem Dionísio

Foi neste estilo de música autoral que, em março de 2020, a banda Jovem Dionísio lançou Ponto de exclamação, música que mudou a trajetória do grupo curitibano. “O duo do Piauí, Future Class veio falar com a gente pelo Instagram. Eles falaram que gostaram muito da música e que tinham interesse de gravar um remix”, lembra Fufa.

O processo durou dois meses até que o duo de DJs contou que Vintage Culture havia ouvido a música e se interessou em participar. “Foi bem do nada, mas foi muito bom”, acrescenta o guitarrista. Eles contaram que foi questão de uma semana para o lançamento do remix e a partir daí tudo mudou.

O início da banda

A banda Jovem Dionísio começou tocando covers em festas pequenas de amigos, churrascos e bares. Ainda sob o nome Huff, decidiram transformar um projeto de cinco amigos de infância que estudavam na mesma escola e tocavam de brincadeira em algo sério e profissional.

Para essa nova etapa decidiram mudar o nome, e em meio a reuniões em um bar de um senhor chamado Dionísio decidiram que o nome estava logo acima da cabeça deles: Dionísio, mas um Jovem Dionísio. “Esse bar nos inspirou bastante, inclusive, em questão de estética. Quando a gente estava começando a banda, a gente fez nossas fotos dentro do bar do Dionísio, fez vídeo de divulgação lá, usava paleta de cores da parede do bar”, pontua Karam.

O single Aguei surgiu de um papo despretensioso

O single Aguei, do duo Anavitória, em parceria com a banda Jovem Dionísio, está disponível desde esta quinta-feira (19), em todas as plataformas de áudio. Além disso, há um videoclipe da canção, gravado na região serrana do Rio de Janeiro, onde Ana Caetano e Vitória Falcão passaram isoladas boa parte da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O single Aguei foi composto por Ana Caetano e por Ber Pasquali (o vocalista da banda Jovem Dionísio). A canção narra um encontro que parece ser real, mas que não passa de um desejo em forma de pensamento.

De acordo com Ana Caetano, a ideia nasceu após uma “conversa boba de Instagram” com o ator e humorista global e ex-Pânico na TV, Eduardo Sterblitch. “Ele havia postado a foto de um bolo de cenoura e mandei uma mensagem dizendo ‘aguei’. Ele, logo em seguida, respondeu que isso daria um ótimo nome de música. Fiquei com isso na cabeça e comecei a escrever”, relata a cantora.

Anavitória e as parcerias variadas na música

O single Aguei é mais uma amostra de que o duo Anavitória está aberto a parcerias com cantores e compositores de vários estilos.

Os “menino hidratado” (como se autointitulam) da Jovem Dionísio viveram um momento de hype durante a pandemia após a música ‘Pontos de Exclamação’ estourar com um remix do dj Vintage Culture. A admiração mútua entre o duo e a banda acabou os aproximando. O encontro para produzir a música e o clipe se deu em julho deste ano, em Itaipava, região serrana do Rio, lugar de refúgio das meninas durante boa parte da pandemia da Covid-19.

A parceria mostra a hibridez do pop das meninas, que já tiveram colaborações que vão desde o universo sertanejo (Matheus & Kauan em ‘Fica’) até o rap (Projota em ‘Linda’), passando pelo pagode (Atitude 67 em ‘Agora é Hexa’), pela MPB (Rubel em ‘Partilhar’ e Lenine em ‘Lisboa’), pelo pop-rock (fizeram uma turnê com Nando Reis), pelo pop-romântico (Sandy em ‘Pra me refazer’), pelo pop-sofrência (Duda Beat em ‘não passa vontade’) e pelos monstros sagrados Rita Lee (em ‘Amarelo, azul e branco’) e Jorge Drexler (em ‘Lisboa-Madrid’).

E, agora no single Aguei, ANAVITÓRIA flerta com o indie-bedroom-pop da banda curitibana Jovem Dionísio.

E aí? Quer acompanhar como ficou o single “Aguei”, bem como a parceria entre Anavitória e a banda Jovem Dionísio? Então, escolha sua plataforma de áudio favorita e acompanhe! Para assistir ao videoclipe da canção, acesse o canal do duo Anavitória no Youtube.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *