Novo EP de Moisés Navarro traz sambas pouco explorados de Gilberto Gil

O novo EP de Moisés Navarro, Aquele Abraço, Gilberto Gil, já está disponível em todas as plataformas de áudio, desde a semana passada.

O novo EP de Moisés Navarro conta com a participação mais que especial da atriz e cantora Zezé Motta, em uma das faixas que integra o projeto do artista mineiro: A Mão da Limpeza.

O novo EP de Moisés Navarro conta com três belos e pouco explorados sambas do cantor e compositor baiano Gilberto Gil. Os três temas selecionados para o EP trazem reflexões sobre a questão racial, tema corriqueiro na longa e consagrada carreira do mestre Gil.

Acompanhe os detalhes do novo EP de Moisés Navarro, Aquele Abraço, Gilberto Gil, na sequência, com o Versos e Prosas.

A trajetória de Moisés Navarro

Mineiro da cidade de Pitangui, Moisés Navarro está entre os nomes ascendentes da cena musical de Belo Horizonte. Com elogiados shows na bagagem, em 2020 lançou o álbum “Viver a Vida”, que reúne estilos diversos como samba, toada raiz e MPB, assinadas por compositores como Toninho Geraes e Márcio Greick; e dois singles autorais em parceria com Ricardo Homen (“Novo samba” e “Bahia você me dá saudade”).

Apesar da relação com a música vir da infância, Moisés Navarro começou a cantar profissionalmente há cerca de três anos. “Eu cresci ouvindo Adoniran Barbosa, Dorival Caymmi, Gal, e alguns sertanejos de raiz também. Meu pai ligava a rádio e eu, enquanto estudava, ouvia as canções ao fundo”, comenta o artista mineiro.

O novo EP de Moisés Navarro e a participação de Zezé Motta

Zezé Motta, Jaime Alem e Moisés Navarro, no dia da gravação de A Mão da Limpeza, uma das faixas do novo álbum de Moisés Navarro
Foto: Bárbara Furtado / Divulgação

O novo EP de Moisés Navarro, Aquele Abraço, Gilberto Gil, já está disponível em todas as plataformas de streaming, desde a última semana. O novo EP de Moisés Navarro reúne belos e pouco explorados sambas do mestre Gil. “Aquele Abraço, Gilberto Gil” traz a assinatura do maestro Jaime Alem na direção musical e arranjos, e do produtor Pedrinho Alves Madeira na criação e direção artística.

Com participação mais do que especial da atriz e cantora Zezé Motta, Moisés Navarro gravou o samba “A Mão da Limpeza”, considerado bastante atual, embora tenha sido lançado por Gilberto Gil no álbum “Raça Humana” (1984).

A Mão da Limpeza é samba que soa atual em 2021 por expor o preconceito racial que suja a escravocrata sociedade brasileira já há bastante tempo.

“Mesmo depois de abolida a escravidão / Negra é a mão de quem faz a limpeza / Lavando a roupa encardida, esfregando o chão / Negra é a mão, é a mão da pureza / Negra é a vida consumida ao pé do fogão / Negra é a mão nos preparando a mesa / Limpando as manchas do mundo com água e sabão / Negra é a mão de imaculada nobreza”, escreveu Gilberto Gil em versos divididos por Moisés Navarro com a cantora e atriz carioca.

Canções refletem sobre a questão racial

O novo EP de Moisés Navarro conta, de forma intencional, com três faixas escolhidas, que trazem reflexões sobre a questão racial, temas recorrentes ao universo de Gilberto Gil. Confira outros lançamentos com o Versos e Prosas.

Além de A Mão da Limpeza, as outras duas faixas são “Tradição”, pescada do álbum Realce (1979), e “Zumbi, a felicidade guerreira”, parceria de Gilberto Gil com Waly Salomão feita para a trilha do filme do cineasta Cacá Diegues, “Quilombo dos Palmares” (1984).

Embora tenha sido originalmente gravado por Gil para o álbum Cidade do Salvador (disco duplo feito entre 1973 e 1974, mas arquivado e lançado somente em 1998 na caixa de CDs Ensaio Geral), o samba Tradição chegou ao mundo somente no álbum Realce (1979), passando despercebido entre os muitos sucessos deste disco que abriu a fase pop da carreira de Gil.

Por sua vez, Zumbi, A Felicidade Guerreira é música composta por Gil em parceria com o poeta e letrista Waly Salomão (1943 – 2003) para a trilha sonora do filme Zumbi dos Palmares (1984), do cineasta Cacá Diegues.

O novo EP de Moisés Navarro e um time de produtores

Além da direção musical e arranjos de Aquele Abraço, Gilberto Gil, Jaime Alem também é o responsável pelos violões do novo EP de Moisés Navarro, em que também participa um super time de músicos formado por Sérgio Chiavazzoli (guitarras), Marco Brito (teclados), Paulinho Black (bateria), Romulo Gomes (contrabaixo elétrico), Claudio Brito (percussões), Marcelo Martins (saxofone), Jessé Sadoc (trompete) e  Aldivas Ayres (trombone).

Com capa do premiado artista plástico mineiro Ricardo Homen, o EP “Aquele Abraço, Gilberto Gil” é o primeiro lançamento do Selo Alves Madeira.

O novo EP de Moisés Navarro, Aquele Abraço, Gilberto Gil, foi gravado no estúdio Cia. dos Técnicos, no Rio de Janeiro, na primeira quinzena de agosto deste ano.

Para conferir o novo EP de Moisés Navarro, com três faixas do ícone Gilberto Gil, basta acessar, por aqui, sua plataforma de streaming predileta.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *