EP 2, de Ana Cañas, dá sequência à homenagem da cantora a Belchior

O EP 2, de Ana Cañas, conta com mais quatro faixas do letrista cearense. Saiba mais, com o Versos e Prosas

 

O EP 2, de Ana Cañas, já está disponível em todas as plataformas de áudio, desde sexta-feira (20). Este trabalho dá sequência à homenagem que a artista paulistana faz ao cantor e letrista cearense Antônio Carlos Belchior, que faleceu em 2017.

O EP 2, de Ana Cañas, ainda conta com o clipe de uma de suas quatro faixas, Sujeito de Sorte, que tem a participação de importantes personalidades do mundo artístico, como Elza Soares, Wagner Moura e Bruno Gagliasso.

O EP 2, de Ana Cañas, fará parte de um futuro álbum, todo ele dedicado ao cancioneiro do cantor e compositor cearense Belchior, que nos deixou uma obra rica e transcendental.

Acompanhe, com o Versos e Prosas, todos os detalhes do EP 2, de Ana Cañas.

A trajetória de Ana Cañas

Ana Paula Hipólito Cañas nasceu em São Paulo, no dia 14 de setembro de 1980. Ela é cantora e compositora, formada em Artes Cênicas pela ECA / USP.

Estreou em 2007 no cenário musical brasileiro com o lançamento do álbum Amor e Caos (Sony Music), que traz as primeiras composições autorais de Ana e uma versão para a canção “Coração Vagabundo”, de Caetano Veloso, que integrou a trilha sonora da novela Beleza Pura, da Rede Globo.

O álbum de estreia foi muito elogiado pela crítica especializada, considerando a artista a grande revelação musical do ano. Em 2008, participou da edição do programa Som Brasil Cazuza, exibido pela mesma emissora e concorreu ao Prêmio Multishow 2008, na categoria ‘Revelação”.

Em 2009, Ana Cañas lança o segundo disco de estúdio, intitulado Hein? (Sony Music), que contém parcerias com Arnaldo Antunes e a participação de Gilberto Gil ao violão. A canção Esconderijo, de autoria da própria Ana, alcançou projeção nacional ao integrar a trilha sonora da novela de Manoel Carlos, Viver a Vida, também exibida pela Rede Globo.

Esconderijo também foi eleita pela revista Rolling Stone uma das melhores músicas do ano e ganhou clipe em película dirigido por Selton Mello.

Ainda em 2009, Ana grava, a convite do cantor e compositor Nando Reis, a música Pra Você Guardei O Amor, dueto que se tornou um grande hit nacional. Saiba tudo sobre a carreira de Nando Reis.

A partir daí, a carreira de Ana Cañas deslanchou de vez.

A homenagem de Ana Cañas a Belchior

O EP 2, de Ana Cañas, dá prosseguimento à homenagem que a cantora paulistana faz ao cantor, compositor e letrista cearense Antônio Carlos Gomes Belchior (Sobral, Ceará, 1946 – Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, 2017).

A pandemia chegou, veio a era das lives e Ana não teve dúvidas sobre qual artista escolher para um show virtual. Aquele repertório era tão atual e combinava tanto com a visceralidade de Ana que o resultado acachapou os corações dos mais de meio milhão de espectadores daquela live.

De forma instantânea, começou um movimento dos fãs da cantora pedindo um registro oficial para as novas versões. Ana Cañas já estava tão envolvida com o universo de Belchior, que decidiu acatar a ideia do projeto e resolveu lançar, através de seu selo, Guela Records em parceria com a Believe, o primeiro single do álbum que reverencia este brilhante cantor e compositor cearense.

O single Coração Selvagem, lançado no dia 21 de maio deste ano, foi o tema escolhido para abrir os trabalhos deste mais novo projeto da artista paulistana. “Ela é muito especial pra mim e tem uma das minhas letras favoritas, pois versa sobre a urgência das paixões, a importância da entrega nas relações e sobre a profundidade da alma”, explica Ana Cañas. Saiba tudo sobre o single com a gente.

Na sequência, em 9 de julho, a artista disponibilizou o primeiro EP, com mais quatro canções de Belchior: Alucinação, Velha Roupa Colorida, Galos, Noites e Quintais e Na Hora do Almoço.

O EP 2, de Ana Cañas, tem mais quatro faixas de Belchior

O EP 2, de Ana Cañas, que já está disponível, desde sexta-feira (20), em todas as plataformas de áudio, conta com mais quatro faixas compostas e imortalizadas por Antônio Carlos Belchior.

Uma das canções, Sujeito de Sorte, conta com um clipe que tem a participação de nomes importantes do cenário cultural brasileiro. Dentre eles, destacam-se os cantores Elza Soares e Ney Matogrosso, além dos atores Wagner Moura e Bruno Gagliasso.

O EP 2, de Ana Cañas, foi disponibilizado através do selo da artista, Guela Records, com distribuição da Believe. A cantora mostra mais quatro faixas que comprovam seu talento e sintonia com a obra de seu grande ídolo, Belchior.

Com interpretações intensas e profundas, Ana apresenta releituras inspiradas de “Divina comédia humana”, “A palo seco”, “Comentário a respeito de John” e “Sujeito de sorte”.

O clipe de Sujeito de Sorte

O clipe de Sujeito de Sorte, que integra o EP 2, de Ana Cañas, conta com as participações mais que especiais de uma turma de personalidades que inclui nomes como Elza Soares, Ney Matogrosso, Letícia Sabatella, Wagner Moura, Bruno Gagliasso, entre muitos outros.

“A ideia desse clipe é homenagear Belchior e ao mesmo tempo celebrar a importância de ‘cuidarmos da vida’, como o próprio compositor. A tecnologia do celular possibilitou esse clipe no meio da pandemia e todos fizeram seus próprios vídeos (incríveis!) em casa e me mandaram”, conta Ana, que prossegue.

“Conseguimos a reunião de 44 artistas que admiro e que também representam a luta por direitos. Estão ali artistas indígenas, pretos, artistas de Sobral, do mainstream. Todos juntos numa soma bonita e importante tentando trazer um pouco de alento e esperança para o momento difícil que ainda passamos, revela Cañas.

O projeto cantando Belchior nasceu depois do sucesso de uma live e os sucessivos pedidos do público de Ana para as releituras virarem disco. E em plena pandemia, sem shows e com artistas independentes passando por dificuldades, a gravação só foi possível graças a um financiamento coletivo.

Em setembro, um terceiro EP será disponibilizado, o que completará um álbum inteiro de homenagens ao gênio e sempre atual, o eterno Belchior. “Viver Belchior é realmente intenso, nada fica pela metade e eu estou sempre absorvida por suas ideias e sentimentos, dedicada totalmente ao universo idiossincrático deste artista tão genial e atemporal”, conclui Ana Cañas.

Para acompanhar o EP 2,de Ana Cañas, que homenageia Belchior, escolha sua plataforma digital de áudio favorita. Agora, para assistir ao clipe de “Sujeito de Sorte”, acesse o canal da artista no Youtube.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *