História da música Onde Deus Possa me Ouvir de Vander Lee

Com uma carreira marcada por canções sentimentais, Vander Lee ganhou o Brasil com um estilo singelo e romântico,  que se consolidou a partir de uma de suas maiores canções, Onde Deus possa me ouvir.

Estrelada na voz de Gal Costa, a música arrebatou público e artistas e se tornou sucesso em todo o Brasil, alavancando a carreira do cantor Mineiro.

Quer saber mais sobre a história dessa música que marca a carreira e o estilo desse grande nome da música nacional? Então vem com a gente, vamos te contar tudo sobre ela logo abaixo.

História da música Onde Deus Possa me Ouvir

Apesar de ter autoria de Vander Lee, Onde Deus Possa Me Ouvir fez sua estreia para o mundo na voz de Gal Costa em 2002, como parte do álbum Gal Bossa Tropical, e só ganharia vida na versão de seu legítimo pai um ano depois, na gravação do seu primeiro DVD Ao Vivo.

Vander contou em entrevista que foi a própria Gal quem lhe pediu uma canção para gravar, e o cantor, que  ganhava reputação por ter suas músicas tocadas por grandes artistas,“ revirou seu baú” e tirou de lá aquela que se tornaria  um de seus maiores sucessos.

Com uma melodia agradável e sentimental, a canção conquistou o público logo de cara  e mostrou a força poética do cantor, que até então ainda não tinha despontado em carreira solo.

Mesmo com a boa recepção da música, Vander afirmou que no início não gostava dela, tendo feito a melodia antes mesmo de lançar o seu primeiro CD, mas sem nunca a ter registrado oficialmente.

Foi  com a escolha de Gal e o sucesso da canção entre público e artistas que percebeu seu potencial, e finalmente admitiu paternidade da filha musical.

Porém, ela logo ganharia novos pais…

A  filha ignorada ganha outros pais

Como prova do grande sucesso, Onde Deus possa me ouvir se tornou a música de Vander Lee com mais versões gravadas por outros artistas, ganhando interpretações feitas nos mais variados estilos, e pelos mais diversos cantores.

Entre os nomes que criaram sua própria versão da música estão gigantes como Elba Ramalho, Fagner, Mart’nália e Padre Fábio de Melo, e a canção também já foi gravada em estilos como Samba e até mesmo forró.

Com grande aceitação geral, nem o próprio cantor podia prever que uma música rejeitada ganharia tantos pais e mães adotivos, estrelando ao lado de outras irmãs como um dos maiores hits do singelo artista Mineiro.

Uma gigante entre as melhores de Vander Lee

Ao deslanchar a carreira  em meados dos anos 2000, Vander Lee consolidou seu nome na música como um cantor de baladas românticas, com canções cheias de melodia e sentimento e letras profundamente poéticas, seu maior mérito. Confira outras histórias das músicas conosco.

Além de Onde Deus possa me ouvir, o cantor emplacou outras canções igualmente marcantes, sem nunca perder a qualidade lírica.

Confira outros 5 maiores sucessos de Vander Lee:

Vander também ganhou notoriedade por suas canções animadas, com grande variedade de ritmos e que falam sobre o cotidiano do brasileiro, como “ Galo e Cruzeiro” ou  “ Subindo a ladeira”, marcando sua versatilidade como artista e compositor.

O que Onde Deus Possa Me Ouvir quer dizer?

Mesmo com a melodia bonita e marcante, Onde Deus possa me ouvir destoa  das outras canções mais populares do cantor, falando sobre a desilusão do eu lírico com o mundo e o estado geral das pessoas, ao flertar  com a melancolia sem deixar de lado o ritmo agradável.

Ao longo dos versos, o ouvinte percebe, pouco a pouco,  a inconformidade do narrador da canção, que o deixa triste e desolado em busca de um momento de alento, longe de todos e perto do seu próprio interior e de Deus.

Com um peso dramático tão potente, só mesmo a voz tranquila de Vander Lee para torná-la uma música tão receptiva, equilibrando  muito bem a melancolia dos versos e o instrumental, que acaba transportando o ouvinte para um estado de paz e reflexão.

Interpretando a letra da Canção

Ao analisar a letra de Onde Deus possa me ouvir, o ouvinte pode perceber a desolação do eu lírico já nas primeiras estrofes, que o prepara para o tom que vai embalar a canção.

Sabe o que eu queria agora, meu bem?

Sair, chegar lá fora e encontrar alguém

Que não me dissesse nada

Não me perguntasse nada também

Que me oferecesse um colo, um ombro

Onde eu desaguasse todo desengano

Mas, a vida anda louca

As pessoas andam tristes

Meus amigos são amigos de ninguém

Dando sequência, em tom melancólico, o cantor expressa o sentimento do narrador, que persiste em uma busca interior e agora reflete sobre a natureza insana  das pessoas.

Sabe o que eu mais quero agora, meu amor?

Morar no interior do meu interior

Pra entender por que se agridem

Se empurram pro abismo

Se debatem, se combatem sem saber

Com tamanha tristeza acumulada, o eu lírico então cai em desolação, trazendo o refrão que finalmente o liberta como um choro.

Meu amor

Deixa eu chorar até cansar

Me leve pra qualquer lugar

Aonde Deus possa me ouvir

Minha dor

Eu não consigo compreender

Eu quero algo pra beber

Me deixe aqui, pode sair

Um pouco sobre Vander Lee

Nascido em Belo Horizonte, Vanderli Catarina, ou simplesmente Vander Lee, começou a carreira tocando em bares noturnos já na década de 80, mas o reconhecimento só viria uma década depois, quando, descoberto por Elza Soares, passou a gravar seus discos autorais e compor para artistas de grande renome.

Com uma carreira de grande repercussão nos anos 2000, o cantor gravou mais de 9 discos e se consolidou pelo estilo simples e poético, que ganhou o coração de um público mais romântico.

Em 2016, após uma cirurgia para tratar de um infarto, o cantor faleceu aos 50 anos, deixando esposa e 3 filhos e uma legião de fãs e artistas desolados.

Relembre a vida de Vander Lee escutando a versão original de uma canção que embalou os corações do Brasil.

Clique no Player abaixo e escute Onde Deus possa me ouvir.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *