História da música Coração de Estudante de Milton Nascimento

Com uma letra que evoca a liberdade e a fé na Juventude, Coração de Estudante, um dos maiores sucessos de Milton Nascimento, se tornou um hino que embalou parte da história política do Brasil, e marcou a memória de muitos brasileiros.

 

Quer saber mais sobre a história dessa música tão famosa? Então você está no lugar certo. Confira abaixo tudo sobre a criação e repercussão dessa canção que marcou época.

Não pare de ler.

História da Música Coração de Estudante

Coração de estudante nasceu como uma  melodia instrumental em 1983, e já estava destinada a se tornar o tema de  seu  período histórico.

 

Lançada como parte da trilha sonora do documentário Jango, filme que narrava a trajetória política de João Goulart, a melodia chamou a atenção de Milton Nascimento, que resolveu compor uma  letra em cima do arranjo feito por Wagner Tiso, seu amigo de longa data.

 

Milton criou os versos inspirado na morte  marcante do estudante Edson de Lima em 1968, em decorrência das repressões da ditadura militar, e escolheu o nome de uma flor típica de Minas Gerais, a terra que tão bem o acolheu, como título.

 

Com a força da voz do cantor  e fruto de um período de turbulência política, a música logo se tornou o hino de todos aqueles que lutavam pela democracia e derrubada da ditadura no país.

 

Trazendo uma mensagem que reforça a esperança no poder da juventude, em particular os jovens que possuem o conhecimento, a canção também representou a vontade de liberdade cada vez maior do povo brasileiro.

Uma canção que representa a liberdade e a  esperança na juventude

 

Coração de estudante trazia em seus versos o sofrimento da repressão, e o clamor de um artista por momentos melhores, alcançados apenas pela esperança na força das gerações vindouras.

 

Como um símbolo  forte, ressoou justamente entre a juventude inconformada, conversando com a ideia de renovação  e alimentando a fagulha de esperança que apenas os jovens podem trazer, capaz de transformar a sociedade.

 

Com isso, na época de seu  lançamento, a canção  também foi tema do movimento Diretas Já, que buscava a queda da ditadura e a restauração da democracia no Brasil.

 

Em decorrência desse fato, acabou se tornando um hino a favor da liberdade, e, consequentemente, a principal influência de todo um movimento político nacional.

 Relações entre Coração de estudante e seu contexto social

 

Tendo surgido como parte de um ação política, o estigma que consagrou a canção no Brasil acabou sendo exatamente esse, o de um hino que embalou um momento histórico do país.

 

Como consequência, é impossível desassociar Coração de estudante das suas influências e ligações com o  contexto social da época da ditadura, tendo ela se conectado com o período em dois grandes pontos.

Veja quais foram essas relações.

  • Música preferida e tema da vida de Tancredo Neves

O Político e líder do movimento das diretas Já, Tancredo Neves, afirmava que Coração de Estudante era uma de suas canções preferidas, e logo após sua morte, antes de assumir como primeiro presidente pós-ditadura, a canção foi tocada em todos os noticiários como tema da sua agonia.

  •  Resultado artístico da repressão política

Por ter sido composta no auge da turbulência social contra a ditadura, a canção respira essa realidade, se conectando desde sua criação com os eventos que guiavam a vida de muitos cidadãos no Brasil, em ambos os lados do contexto histórico.

O Marco de um período Político do Brasil

 

Com tantas ligações com a história  nos âmbitos social, cultural e político, Coração de estudante continuou relevante após muitos anos, e cristalizou a imagem do combate a ditadura e defesa da liberdade na imaginação dos brasileiros.

 

Por conta disso, para todos os  que viveram ou lutaram pela democracia naquele período, ela é mais que um hino, é uma memória viva de um período, guardada no coração dos cidadãos do país. Confira outras histórias das músicas conosco.

 

Milton Nascimento, com uma voz que se tornou icônica, também acabaria se tornando o artista que melhor representa os sentimentos de viver naquele tempo, eternizando-os em uma letra que atravessou gerações para ficar marcada na história.

Qual a mensagem da letra de Coração de Estudante?

A letra da música abre com o anseio do cantor em expressar um sentimento reprimido, a vontade de falar sobre um amor pela juventude, que teve seus caminhos muitas vezes  desviados e podados pelo destino.

 

Confira as 3 primeiras estrofes:

 

Quero falar de uma coisa

Adivinha onde ela anda

Deve estar dentro do peito

Ou caminha pelo ar

 

Pode estar aqui do lado

Bem mais perto que pensamos

A folha da juventude

É o nome certo desse amor

 

Já podaram seus momentos

Desviaram seu destino

Seu sorriso de menino

Quantas vezes se escondeu

Inspirados talvez pela nova geração que surgia para lutar pela liberdade, os próximos versos falam sobre a esperança que se renova  a cada dia, e a necessidade de se cuidar do broto da vida, para que ele floresça e dê frutos no mundo. 

Mas renova-se a esperança

Nova aurora a cada dia

E há que se cuidar do broto

Pra que a vida nos dê flor e fruto

 

Coração de estudante

Há que se cuidar da vida

Há que se cuidar do mundo

Tomar conta da amizade

A última estrofe vem com a constatação do eu lírico de um futuro favorável, ancorado talvez no sonho e na fé no coração da juventude.

Alegria e muito sonho

 

Espalhados no caminho

 

Verdes planta e sentimento

 

Folhas, coração, juventude e fé

Repercussões da canção no Brasil

 

Com tanta força cultural e sendo o hino da liberdade, a canção, como já era esperado, acabou se tornando um dos maiores sucessos da carreira de Milton Nascimento, e uma das músicas mais célebres já feitas em língua portuguesa.

 

Até hoje é impossível não reconhecer os primeiros versos da letra, que marcou a memória  dos brasileiros tanto quanto a frase inicial de Garota de Ipanema, e se tornou um patrimônio cultural.

 

Sua influência também acabaria tocando outras mídias, inspirando até mesmo o título da novela Coração de Estudante, lançada pela TV Globo em 2002,  que teve participação do próprio Milton na composição do tema de encerramento.

 

Que tal relembrar essa canção marcante na voz do seu intérprete original?

 

Clique no Player abaixo e escute a melodia que marcou a luta pela democracia no Brasil.

 

Marcos Aurélio

6 comentários sobre “História da música Coração de Estudante de Milton Nascimento

  1. Me interesso muito, em tudo que envolve Milton Nascimento. Sua vida, suas músicas e letras, suas histórias. Parabéns por apresentar a história da música Coração de Estudante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *